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Apresentação de Poster - XIV Congresso de Intervenção Precoce na Infância

Nos dias 19 e 20 de Outubro decorreu no auditório da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, o XIV Congresso de Intervenção Precoce na Infância- “Como fazer melhor?”, promovido pela Associação Nacional de Intervenção Precoce na Infância.

A Administração Regional de Saúde do Alentejo esteve representada pela Dra. Patrícia Claudino e pela Dra. Carla Paixão, enquanto elementos do Núcleo de Supervisão Técnica de Évora (NST) para o Sistema Nacional de Intervenção Precoce na Infância, através da apresentação do poster “desENVOLVER na família: coordenadas para a literacia em desenvolvimento infantil”.

Este poster decorre de uma estratégia desenhada pelo NST de Évora no âmbito da Supervisão Reflexiva que decorre junto das Equipas Locais de Intervenção (ELI) do distrito de Évora e, não se tratando de um estudo em si mesmo, pretendeu ser um trabalho que permitisse a medição do seu impacto no âmbito da intervenção das ELI nas suas comunidades, constituindo-se também como ferramenta de literacia em desenvolvimento.

Pretende realçar uma das estratégias utilizada desde 2020, no âmbito de um objetivo comum traçado pelas ELI e pelo NST nos seus planos de ação, que assentou na criação de um calendário sobre o desenvolvimento infantil, que permitisse às ELI partilhar com as famílias acompanhadas e de forma alargada, junto das suas comunidades, um conjunto de atividades e dinâmicas passíveis de ser enquadradas nas rotinas familiares, através das quais as famílias pudessem, existindo ou não uma preocupação, desenvolver brincadeiras e atividades lúdicas com os seus filhos de forma a estimular o seu desenvolvimento, que surgissem como coordenadas para a Literacia em Desenvolvimento Infantil.

Esta ação iniciou-se em plena pandemia, e como abordagem que facilitasse a comunicação com as famílias em contexto de confinamento. Este trabalho manteve-se até ao presente momento como uma das atividades comuns às ELI, em contexto de supervisão reflexiva, tendo evoluído para um conjunto de panfletos, cada um deles centrado numa temática do desenvolvimento infantil.

Na construção deste desígnio, o objetivo comum às ELI tem assentado na promoção do envolvimento das famílias na reflexão sobre possíveis formas de estimular o desenvolvimento à volta de temas do dia a dia e das rotinas, tais como a importância dos afetos, o brincar, a relação e a interação, a criatividade, a estimulação dos sentidos e de áreas do desenvolvimento como a motricidade ou a linguagem, reforçando-se a importância da satisfação das necessidades biopsicossociais da criança.